Facilitamos o intercâmbio de experiências
entre o campo e a cidade integrando o trabalho
da cadeia produtiva do algodão e construindo
uma moda mais justa e sustentável através da Economia Solidária
Justa Trama tem uma proposta inovadora de geração de trabalho e renda em razão que seu processo produtivo envolve vários empreendimentos de economia solidária numa mesma produção de algodão agroecológico e produtos provenientes desta matéria-prima.
de recursos não-renováveis são consumidos por ano pela indústria têxtil
liberados nos oceanos vêm das lavagens de tecidos residenciais não naturais
de gases de efeito estufa foram emitidas pela indústria. Isso equivale a 4% das emissões globais
(fonte: Levi’s – 2015, Fundação Ellen Macarthur – 2017 e Público.pt – 2019)
Os preços dos produtos são baixos, pois tem que ser acessível para que, quem produz os mesmos, tenham condições financeiras de comprá-los
Nelsa Nespolo - Diretora-presidente
Os empreendimentos que fazem parte da cadeia produtiva trabalham nos preceitos da economia solidária e comércio justo. São cerca de 600 trabalhadores em cinco estados do Brasil, garantindo renda para pequenos agricultores de algodão no Ceará e Mato Grosso do Sul, coletores de sementes em Rondônia para botões ou biojóias, fiadoras e tecedoras em Minas e costureiras no restante da rede no Rio Grande do Sul.s de economia solidária numa mesma produção de algodão agroecológico e produtos provenientes desta matéria-prima.
A produção do algodão é certificada como orgânica, sendo reconhecida pela Fundação Banco do Brasil como tecnologia social. Em 2015, recebeu o Prêmio Sandra Magalhães, do BNDES, que premiou as melhores práticas de economia solidária em nosso país. Além disso, é certificada como empreendimento solidário pelo Governo do RS e pela Senaes/TEM.
Plantio do algodão orgânico em Taúa (CE)
Plantio do algodão orgânico colorido em Natal (RN)
Fiação e Tecelagem em Pará de Minas (MG)
Confecção, em Porto Alegre (RS)
Produção de botões e colares de sementes, bonecas dos retalhos, em Porto Velho (RO)
Bichos e jogos pedagógicos com as sobras da confecção, em Porto Alegre (RS)
Todos os empreendimentos que compõem a Justa Trama são filiados à Unisol Brasil. A Justa Trama é uma realidade que dá um passo importante e uma marca para a economia solidária, pois prova que é possível ter um produto agroecológico e que se viabiliza, percorrendo o território brasileiro, constituindo para cada elo, valores justos de sua produção, processo sem exploração e sem atravessadores.
Isso é economia solidária. Isso é comércio justo e produção justa.
Justa Trama: marca de algodão agroecológico, ecológica, sustentável, parte da economia solidária, com trabalhadores(as) em empreendimentos organizados.
Institucional
Contato
Certificados
©Justa Trama - Gestão de Marketing por Agência DLB - Agência de Marketing Digital em Porto Alegre
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.