Como fazemos

Facilitamos o intercâmbio de experiências
entre o campo e a cidade integrando o trabalho
da cadeia produtiva do algodão e construindo
uma
moda mais justa e sustentável através da Economia Solidária

Economia solidária

 Justa Trama tem uma proposta inovadora de geração de trabalho e renda em razão que seu processo produtivo envolve vários empreendimentos de economia solidária numa mesma produção de algodão agroecológico e produtos provenientes desta matéria-prima.

Somos uma alternativa à moda tradicional

98 milhões de toneladas

de recursos não-renováveis são consumidos por ano pela indústria têxtil

35% dos microplásticos

liberados nos oceanos vêm das lavagens de tecidos residenciais não naturais

2,1 bi de toneladas

de gases de efeito estufa foram emitidas pela indústria. Isso equivale a 4% das emissões globais

(fonte: Levi’s – 2015, Fundação Ellen Macarthur – 2017 e Público.pt – 2019)

Os preços dos produtos são baixos, pois tem que ser acessível para que, quem produz os mesmos, tenham condições financeiras de comprá-los

Empreendimentos da cadeia

Os empreendimentos que fazem parte da cadeia produtiva trabalham nos preceitos da economia solidária e comércio justo. São cerca de 600 trabalhadores em cinco estados do Brasil, garantindo renda para pequenos agricultores de algodão no Ceará e Mato Grosso do Sul, coletores de sementes em Rondônia para botões ou biojóias, fiadoras e tecedoras em Minas e costureiras no restante da rede no Rio Grande do Sul.s de economia solidária numa mesma produção de algodão agroecológico e produtos provenientes desta matéria-prima.

Certificação

A produção do algodão é certificada como orgânica, sendo reconhecida pela Fundação Banco do Brasil como tecnologia social. Em 2015, recebeu o Prêmio Sandra Magalhães, do BNDES, que premiou as melhores práticas de economia solidária em nosso país. Além disso, é certificada como empreendimento solidário pelo Governo do RS e pela Senaes/TEM.

Cada um é responsável por uma etapa da produção:

Associação de Desenvolvimento Cultural e Educacional (ADEC)

Plantio do algodão orgânico em Taúa (CE)

Associação de Comercialização Solidária Xique-xique

Plantio do algodão orgânico colorido em Natal (RN)

Cooperativa de Produção Têxtil de Para de Minas (Coopertêxtil)

Fiação e Tecelagem em Pará de Minas (MG)

Cooperativa de costureiras Unidas Venceremos (Univens)

Confecção, em Porto Alegre (RS)

Cooperativa Açaí

Produção de botões e colares de sementes, bonecas dos retalhos, em Porto Velho (RO)

Coletivo Inovarte

Bichos e jogos pedagógicos com as sobras da confecção, em Porto Alegre (RS)

Todos os empreendimentos que compõem a Justa Trama são filiados à Unisol Brasil. A Justa Trama é uma realidade que dá um passo importante e uma marca para a economia solidária, pois prova que é possível ter um produto agroecológico e que se viabiliza, percorrendo o território brasileiro, constituindo para cada elo, valores justos de sua produção, processo sem exploração e sem atravessadores.

Isso é economia solidária. Isso é comércio justo e produção justa.

Pesquisar
Close this search box.

ATENÇÃO!

Devido as enchentes que afetaram o estado do RS como um todo, especialmente em nossa comunidade, a Justa Trama está com os envios de produtos suspensos até que a situação se normalize.

Esperamos voltar a enviar os produtos no dia 01/06. Você pode realizar a sua compra normalmente, e irá ajudar muito a nos reerguermos, porém o envio irá demorar mais do que o normal.

Para outras dúvidas você pode enviar um e-mail para [email protected] Agradecemos pela colaboração, e temos certeza que estaremos mais fortes do que nunca.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.